top of page

Abreviar Distâncias
Um mergulho na lusofonia deu origem ao álbum Canções Para Abreviar Distâncias: uma viagem pela língua portuguesa, em 2017. Composto por oito poemas musicados, cada um de um país lusófono e todos de escritores vivos no momento, o álbum foi apresentado em diferentes países.
O projeto transbordou para outras ações, como atividades acadêmicas, paineis de debate, rodas de conversa, oficinas e muito mais. Ao longo dos anos, consolidou-se como um projeto de estreitamento de laços entre os povos que falam português, além de colaborar para a internacionalização da nossa língua em ações e atividades internacionais.

O Sonora - Festival Internacional de Compositoras nasceu no ano de 2016, iniciado por um movimento da artista mineira Deh Muss que rendeu muitos frutos. Isabella é cocriadora da rede, que chegou a 74 cidades em 16 países, tendo sido a responsável pela iniciativa de internacionalizá-la, já em seu primeiro ano de existência.
O Sonora é um trabalho realizado a centenas de mãos e prossegue com seu objetivo central de dar visibilidade, promover e legitimar a mulher compositora, empoderando-a artística, profissional e economicamente, contribuindo para a redução da desigualdade de gêneros no meio musical e na sociedade.

Percebendo que a falta de conhecimento técnico sobre áudio estava prejudicando o seu trabalho, Isabella uniu-se ao engenheiro de áudio e pianista Rodrigo Lana, em 2019, para escrever o livro Conhecimentos de Áudio Para Cantores, lançado no fim do mesmo ano.
O projeto deu origem também a um canal no Youtube, uma página no Instagram e ao Prêmio Audio For Singers, que premia endenheiros de áudio e produtores musicais em Minas Gerais. Isabella e Rodrigo buscam democratizar o acesso ao áudio e tecnologia através de outras ações como oficinas e masterclasses, tanto online como presenciais.
pequenezas
Explorando o que é pequeno, delicado e sutil, o trio Jackson Abacatu, Rodrigo Lana e Isabella Bretz propõe o resgate da simplicidade e do encantamento, quase que como um descanso. Nesse ambiente, traduzem artisticamente reflexões sobre a vida, comportamentos, situações e, certamente, devaneios.
Com nomes como “Fiapo de infinito” e “Pingo de Respiro”, as obras sempre vinculam elementos imagéticos e sonoros, que se complementam em estética e mensagem. As animações já marcaram presença em festivais nacionais e internacionais. O projeto deu origem a um livro ilustrado de poesia, acompanhado de um álbum com minicanções.

Isabella Bretz é cantora, compositora, escritora, produtora cultural e analista internacional.
Lançou, ao longo dos últimos treze anos, cinco discos e um EP. É coautora do livro Conhecimentos de Áudio Para Cantores e gestora do projeto Audio For Singers. É também cocriadora do Sonora - Festival Internacional de Compositoras, sendo parte da coordenação geral da rede.
Dedica-se a pesquisas e vivências na lusofonia desde 2017, quando lançou o álbum Canções Para Abreviar Distâncias: uma viagem pela Língua Portuguesa. Com este projeto, tem realizado e atuado como parceira em atividades em universidades de vários países. Lançou um livro ilustrado de poesia através do projeto pequenezas, um coletivo que trabalha artes visuais, sonoras e da palavra. É graduada em Relações Internacionais, pós-graduada em Direito Internacional e doutoranda em Estudos Contemporâneos, pesquisando diplomacia cultural.
Isabella trabalha de forma multidisciplinar, estabelecendo pontes e trocando experiências em busca de uma visão ampla e de uma sociedade diversa e inclusiva.

bottom of page






























