
Sonora Conecta
A SONORA CONECTA é uma plataforma dedicada a mapear e conectar iniciativas de empoderamento feminino na música em todo o mundo! Assim como o Sonora – Festival Internacional de Compositoras, muitas ações foram criadas para enfrentar as barreiras de gênero, que trazem desafios significativos para a visibilidade, oportunidades de trabalho, geração de renda, reconhecimento e segurança das mulheres. Realizada com apoio do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
​
Essa plataforma foi um desdobramento da pesquisa "Iniciativas de empoderamento na música na Ibero-América", idealizada por Isabella em 2023, realizada junto ao Sonora com o apoio do programa Ibermúsicas.



A música como ferramenta de diplomacia cultural na Ibero-América
A pesquisa, apoiada pelo programa Ibermúsicas, investiga como a música atua como uma ferramenta de diplomacia cultural na Ibero-América, analisando de que forma artistas e festivais contribuem para o fortalecimento das relações internacionais, da cooperação e da compreensão mútua entre países da região. Também aborda os desafios e as oportunidades ligados a questões de igualdade de género, diversidade étnica e sustentabilidade na indústria musical, propondo uma compreensão abrangente do papel da música tanto na construção de pontes culturais quanto na sensibilização social e ambiental.
​
Foi apresentada na abertura do festival MATE, em Coimbra (2024) e gerou também um breve artigo sobre o exeplo coreano para Brasil e Portugal, que pode ser lido aqui.




Iniciativas de empoderamento feminino na música na Ibero-América
A pesquisa “Iniciativas feministas na música em países ibero-americanos” teve como objetivo mapear e conectar projetos liderados por mulheres na indústria musical da região, fortalecendo a igualdade de género, a diversidade e a sustentabilidade no setor.
O estudo, apoiado pelo programa Ibermúsicas, desenvolvido por Isabella Bretz em parceria com Deh Muss, reúne dados por meio de entrevistas e formulários, sistematizando iniciativas existentes e criando um mapa público no site do Sonora Festival para favorecer parcerias, circulação artística e intercâmbio de conhecimento entre profissionais da música. Deu origem à plataforma Sonora Conecta.



Releituras
ancestrais
A pesquisa “Releituras Ancestrais” investiga como artistas contemporâneos do Brasil e de Portugal reinterpretam tradições musicais ancestrais, combinando elementos culturais de origem indígena, africana e europeia com novas tecnologias e abordagens experimentais. O estudo analisa processos criativos, recepção do público e o impacto cultural dessas obras, promovendo diálogo entre tradição e inovação.
Além disso, está sendo avaliado como essas criações aumentam a projeção internacional dos países, chamando a atenção para suas culturas tradicionais.

